Aprenda Toki Pona para entender os conceitos básicos da aprendizagem de línguas

conor-luddy-455985-unsplash.jpg

Minha amiga, Sanda, é uma falante nativa chinesa e hakka de Taiwan. Como a maioria dos falantes de chinês, Sanda tem dificuldades em aprender inglês. O inglês, sendo uma língua de um grupo de idiomas diferente do chinês, tem muitas diferenças, como pronúncia e conjugação. Sanda estava desmotivada para aprender e acreditava que aprender inglês é difícil. No entanto, como um falante de chinês, é mais fácil aprender japonês. O japonês é uma das línguas que Sanda conhece.

Sanda deseja conhecer o inglês para poder fazer o exame TOEIC, que é um dos muitos requisitos de trabalho em Taiwan. Ela também deseja conhecer outras línguas européias, como as línguas românicas.

Entender os conceitos básicos da aprendizagem de línguas

Ajudei-a a aprender inglês durante nossas primeiras reuniões no McD (sim, nós amamos o McD!) E eu descobri que é muito difícil para ela aprender inglês porque ela pensava em seu idioma nativo. É difícil aprender uma língua e pensar em outra que não seja do mesmo grupo linguístico ou tenha muitas diferenças.

Os falantes de chinês têm diferentes maneiras de expressar algo que pode ser intraduzível em inglês. O advérbio do tempo em uma sentença chinesa é colocado no início da sentença ou após o assunto.

Eu tropecei em Toki Pona um dia enquanto lia sobre “linguagem construída”. De relance, parece uma língua extremamente fácil de aprender. Esta língua tem apenas 120 palavras. Eu sei que pode soar como uma língua de brincadeira ou como se tivesse sido criado sem propósito. Na verdade, ensina simplicidade. Ensina-nos a transmitir a nossa mensagem da maneira mais simples.

Então, decidi ensinar Toki Pona a Sanda porque achei que ela poderia aprender os conceitos básicos da aprendizagem de idiomas através dela. Era bom, ela podia aprender rápido e não era muito difícil para ela entender. A principal melhoria é que ela pode pronunciar sílaba por sílaba de uma palavra escrita no alfabeto latino. Os taiwaneses usam um sistema fonético especial que não é baseado no alfabeto latino, ao contrário do Hanyu Pinyin da China.

As palavras de Toki Pona vêm de várias línguas, principalmente europeias. Pode ajudar Sanda a reconhecê-los quando aprender alguma língua natural européia no futuro, embora isso não afete muito de seu aprendizado. As palavras emprestadas do cantonês também são mais fáceis de entender, já que os dialetos chineses soam parecidos entre si.

Entendendo os fundamentos da aprendizagem de línguas, Sanda pode melhorar o inglês em um melhor método de aprendizagem, e ela também pode pensar sobre isso de uma perspectiva diferente. Finalmente, ela pode se tornar uma aprendiz de idiomas independente.

Você aprendeu Toki Pona? Compartilhe sua história conosco!

Imagem

By Conor Luddy on Unsplash

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s